Mitologia - Kitsune

Fala Galera!
No post anterior eu falei um pouco sobre a criação do Japão, segundo sua mitologia, e falei um pouco a respeito de Izanagi e Izanami, prometi uma continuação sobre os deuses nipônicos. No entanto alguns amigos meus me chamaram de “Mestre”, fazendo referencia ao Kung fu Panda, fui procurar quem era o Mestre ShiFu, e para minha surpresa era uma raposa, mais precisamente a Raposa-de-fogo.

Mas não estou aqui pra falar do Kung fu Panda, e sim da raposa (não, não é a Megumi do Samurai X).




Raposa (, Kitsune) nas histórias são descritas como seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam de acordo com a idade e sabedoria. Elas são um tipo de Youkai, ou entidade espiritual, a palavra Kitsune é muitas vezes traduzida como espirito da raposa, no entanto, isso não signifique que elas são fantasmas, ou que sejam diferentes de raposas normais, mas porque a palavra espírito é usada para refletir um estado de conhecimento ou iluminismo.



A Kitsune é, sem duvida, um dos mais poderosos Youkais da mitologia japonesa. Entre os poderes mágicos, ela pode assumir a forma humana – geralmente aparecem na forma de uma mulher bonita, jovem ou velha, embora algumas histórias mostram que as Kitsunes usem esta habilidade apenas para enganar as pessoas, outras histórias as retratam como guardiãs fieis, amigas, esposas e amantes. Além dessas habilidades, elas possuem também poderes de possessão, gerar fogo das suas caudas e boca, aparecer nos sonhos e criar ilusões.


Kitsunes recebem uma nova cauda a cada 100 anos, tornando-se mais poderosas, e quando atingem 9 caudas (Kiuubi no Kisune), tornam-se semi-deuses, atingindo a onisciência e quase a onipotência. São associadas ao deus xintoísta Inari, o deus do Arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas e da indústria.

Existem vários tipos de Kitsunes, entre elas:

·         Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral, muito parecida com Reiko, Kiko e Koryo;
·         Genko: Kitsune preta, normalmente vista como bom presságio;
·         Kiko: espírito de uma Kitsune;
·         Kitsune: Termo geral para a palavra “Raposa”, Kitsunes podem ser retratadas tanto como boas ou más;
·         Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com a cauda;
·         Koryo: Kitsune amaldiçoada;
·         Kuko: Kitsune do elemento AR. Kukos são muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu (Goblin Japonês);
·         Kyuubi no Kitsune: São as Kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 Caudas, elas ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, também adquirem sabedoria infinita (Onisciência);
·         Nogitsune: Kitsunes Selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as Boas e Más Kitsunes. Assim eles usam o termo "Kitsune", para as Boas Kitsunes, aquelas que seguem e são mensageiras do Deus Inari e "Nogitsune" para todas aquelas que enganam pessoas e não seguem o Deus Inari, e são consideradas más. As Nogitsunes não são realmente más, apenas gostam de enganar as pessoas;
·         Reiko: Fantasma de uma Kitsune. Não é uma Kitsune Má, mas definitivamente é perversa;
·         Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto como Boas ou Más (Igual as "Kitsunes");
·         Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas;
·         Tenko: Kitsune celestial elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade(normalmente nessa idade as Kitsunes já possuem 9 caudas e sua pelagem muda de cor para Prata ou Dourada), mas são consideradas tão más como a Tamamo-no-Mae ou benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari;
·         Yako/Yakan: Termo geral para a palavra "Raposa" (Igual a "Kitsune").



Pinturas de Kitsunes ou de suas vítimas possuídas, apresenta uma esfera branca conhecida como Hoshi no tama (Esfera estelar). Histórias mostram que estas esferas incandescentes aparecem junto com Kitsunes-Bi, também são cosideradas Jóias ou Pérolas mágicas. Enquanto não está na forma Humana ou possuindo algum humano, a Kitsune mantém a esfera na sua boca ou a carrega em sua cauda. Jóias são uma representação comum do Deus Inari, pinturas de Kitsunes sem elas são raras.

Acreditam que quando a Kitsune muda de forma, é o Hoshi no tama que carrega parte da sua magia. Outra tradição é a que a Jóia representa a Alma da Kitsune; a Kitsune irá morrer se ficar por um longo período separada da Jóia. Aquele que obtiver a esfera poderá pedir para a Kitsune o ajudar quando necessário em troca da Jóia. Um exemplo, um conto do Século XII descreve um homem usando o Hoshi no tama de uma Kitsune em troca de sua ajuda.

"Devolva minha esfera!" - exclamou a raposa. O homem a ignorou, ela retrucou com a fala mais triste: "Está bem, você está com minha esfera, mas você não sabe como usá-la. Não será nada agradável para você. Para mim é uma perda terrível. Estou te avisando, se você não me devolvê-la, serei seu inimigo para sempre. Mas se você devolvê-la para mim, irei te proteger quando você mais precisar[...]

Mais tarde a raposa salva a vida do homem, guiando ele para fugir de bandidos."

#FeraDavanzo

fonte: