Mitologia - Izanagi e Izanami

Em uma das últimas postagens, eu falei sobre a criação do Japão e um pouco sobre Izanagi e Izanami. Hoje irei terminar o assunto do qual comecei.

Como sabemos (se não sabe, cliqueaqui), Izanagi e Izanami casaram-se e tiveram muitos filhos, mas com um deles, a deidade do fogo (Kagutsuchi), Izanami teve sua genital gravemente ferida. A ferida lhe foi mortal e, ao ver morrer a sua amada esposa, Izanagi ficou possuído por um ódio insano, tomou sua espada de dez palmos e assassinou Kagutsuchi, despedaçando-o. Do sangue e dos restos de Kagutsuchi também nasceram outras variedades de deuses.




A deusa, que não suportou a imensa dor da ferida e partiu para a terra de Yomi - a região dos mortos -, prometeu a Izanagi que retornaria. Ela pediu para que Izanagi esperasse por ela, mas ele não conseguiu esperá-la e, sem paciência, foi até o Yomi encontrar sua esposa para trazê-la de volta. Ao chegar lá, foi cumprimentado por Izanami nas sombras enquanto ele se aproximada da entrada do Yomi. Ao encontrar com a deusa, ela lhe disse: “Meu senhor e marido, por que vieste tão tarde? Eu já me alimentei da comida de Yomi. Irei agora descansar, peço-te que não me olhes.”

Impaciente, Izanagi pediu que ela conversasse com o deus do Yomi para ser libertada. Ela concordou, mas exigiu que o esposo não a olhasse de perto e aguardasse ali. Desesperado de saudade da mulher e estranhando a imensa demora dela em retornar, ele a desobedeceu  e a seguiu.

A escuridão impedia sua visão, então tirou um dente do pente de bambu que prendia seus cabelos e o acendeu. Chocado, viu sua bela e amada esposa transformada numa grotesca criatura, com o corpo em decomposição, cheio de vermes retorcidos e cercado de serpentes.
Oito variedades dos deuses do trovão repousavam sobre ela. O Trovão do Fogo, da Terra e da Montanha vibraram suas grandes vozes.



Revoltado, Izanagi disse: “Eu vim para uma terra horrível e poluída”. Sua esposa retrucou: “Por que não fizeste o que eu mandei? Agora estou envergonhada”.

Izanami estava tão irritada com seu marido por ele ignorar o seu desejo que ela enviou as Oito Mulheres de Yomi para persegui-lo.

Izanagi desembainhou sua espada e fugiu para as regiões escuras do submundo. Enquanto corria, o deus atirou seu capacete ao chão, que imediatamente se transformou em um cacho de uvas. Quando as Mulheres de Yomi o viram, comeram as frutas. Izanami viu o que acontecera e decidiu ela mesma perseguir Izanagi.

Mas a essa altura, Izanagi já havia alcançado a Passagem de Yomi. Ali ele pôs uma pedra, mas finalmente encontrou-se cara a cara com Izanami. Izanagi declarou o divórcio, ao passo que Izanami lhe disse: “Meu querido marido, se assim o dizes, eu matarei as pessoas em um dia”. Izanagi prontamente retrucou que ele iria fazer nascer em um dia não menos do que mil e quinhentas pessoas.

Resultado de imagem para susanoo no mikoto
Susano-no-Mikoto

Izanagi purificou o seu corpo maculado por ter ido até o mundo dos mortos através de outros relacionamentos. Nessa ocasião também nasceram muitos deuses. Por último, enquanto ele lavava seu rosto, do olho esquerdo nasceu a Deusa Amaterasu (a Deusa do Sol), a quem concede o domínio de Takamagahara; do olho direito nasce Tsukuyomi-no-mikoto, a quem concede o domínio da noite; e do nariz nasce Susano-no-mikoto, a quem concede o domínio do mar. Para a Deusa Amaterasu, ele ofereceu um colar feito de pedras.


Resultado de imagem para amaterasu
Amaterasu

Com o nascimento desses deuses, que fornecem energia para o sol, para a lua e para o mar, dando-lhes vida e movimento, iniciam-se as atividades do universo.

A Deusa Amaterasu é a figura central e de maior importância na mitologia japonesa. Foi ela quem deu origem à família imperial. Ela é cultuada no Templo Ise, pertencente à família imperial. Até antes da Segunda Guerra, os japoneses acalentavam o desejo de visitar o local menos uma vez na vida. Não por ser o templo da família imperial, mas para rezar e pedir por uma farta colheita à deusa Amaterasu, fonte da vida, ao Deus da Água Sarutahiko, e à Deusa dos Cereais, Toyouke.

Referencias:
 http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/08/izanagi-izanami.html
http://eitemcoragem.blogspot.com.br/2013/01/divindades-japonesas-izanagi-e-izanami.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_japonesa


http://circuluspaganus.no.comunidades.net/index.php?pagina=12345

#FeraDavanzo