Símbolo Tomoe

Fala galera!!! Por esses dias estava ajudando o pessoal do grupo de Taiko a fazer o Happi (法被), quando bateu a curiosidade sobre algumas coisas que usamos no Taiko e na cultura japonesa em geral. Coisas como oHappi(法被), que é a nossa roupa de apresentação, o Tomoe (), um símbolo muito antigo, entre outros que escreverei em vários artigos relacionados.


Vamos Lá!

Vou começar com o Tomoe, que foi onde tudo começou... Símbolo tradicional de Okinawa, em sua forma arcaica, é uma forma japonesa abstrata descrita como um redemoinho que se assemelha a uma vírgula ou a forma usual de um magatama. Magatama (勾玉): literalmente "jóia em forma de gancho" ou "jóia curva", são miçangas que primeiramente apareceram no Japão durante o período Jomon. O termo magatama também é utilizado na série de jogos ShinMegamiTensei, com diferentes acepções. Em Nocturne, magatama refere-se a um parasita que, uma vez ingerido pelo protagonista, lhe confere habilidades especiais (que podem ser de luta, de magia, status ou cura).



Agora que já sabemos os aspectos técnicos, vamos prosseguir:
Seu surgimento é datado da época Nara (710-794), mas se tornou popular entre os séculos X e XI. Este símbolo está presente em praticamente todos os templos budistas e xintoístas pelo Japão.O tomoe é relacionado ao símbolo do yin-yang (tao), e também é apresentado com um significado semelhante: as diferentes forças no universo.O tomoe mais facilmente encontrado é o triplo(Mitsutomoe), mas também pode ser encontrado sozinho, em duo ou em quatro. O Mitsutomoe representa a divisão do universo numa visão Xintoísta, onde suas vírgulas representam A Terra, Os Céus e a Humanidade. Abaixo alguns modelos de tomoe.













O Tomoe também está associado ao deus do trovão Raijin.De acordo com a lenda, quando há uma tempestade e podem ser ouvidos os trovões, é o Kaminari batucando em seus tambores que, além de ser representado como força do trovão, representa a força, em geral.



Por simbolizar a força, a grande maioria dos grupos de "taiko" (tambores) do Japão possuem destacados em seus tambores maiores o tomoe.



 Em Okinawa, é conhecido por simbolizar a lealdade, coragem, altruísmo e orgulho.

Agora tudo faz mais sentido, ou não, meu caro leitor...
A palavra taiko é a denominação usualmente dada ao instrumento de percussão japonesa que surgiu há mais de 2000 anos e que já serviu a propósitos militares, religiosos, teatrais, musicais e práticos, devido ao seu som vibrante, vigoroso e místico.
Como o tomoe simboliza a força, que é um requisito mínimo do tocador, nada mais justo que ornamentar os taikos e as vestimentas. A Arte do Taiko é a arte do aprimoramento diário, do aperfeiçoamento da alma, e para exercê-la é necessária força física, mental e espiritual, bem como disciplina, rigor, força de vontade, energia, união e harmonia. É uma arte normalmente coletiva, que exige a comunhão espiritual daqueles que a buscam.

FeraDavanzo

Fontes: