Fala Galera!!!!!
Como escrevi em textos passados texto, as katanas eram forjadas por super ferreiros, e abençoada pelos deuses.
O nascimento da Katana veio de uma necessidade, durante uma invasão (1274), onde o imperador mongol da China, Kublai Khan, neto do conquistador Genghis Khan, enviou suas tropas por mar para invadir o Japão Embora os japoneses tenham conseguido rechaçar a invasão, perceberam que os mongóis possuíam armaduras mais resistentes e que precisavam de espadas mais eficientes. Certos de que os mongóis fariam uma outra tentativa de invasão, os japoneses desenvolveram a katana, espada levemente encurvada com ponta em forma de cunha, empunhadura longa para duas mãos e lâmina comprida com corte unilateral, medindo em média de 60 a 70 cm.
Kublai Khan |
Podendo ser segurada com as duas mãos, um golpe com a katana aproveita toda a força de uma pessoa de modo mais eficaz. Sua forma é ideal para rápidos golpes de corte. Sua lâmina larga e resistente é praticamente inquebrável, e a ponta em forma de cunha permitia atravessar a armadura mongol. Quando os mongóis voltaram a atacar, em 1281, a katana foi posta à prova. Encontrando os japoneses melhor preparados, os mongóis não conseguiram conquistar territórios ao desembarcar, e tiveram que voltar aos seus navios. Um tufão varreu a frota mongol, afundando-a de vez. A este evento natural os japoneses deram o nome de kamikaze (vento divino), acreditando que os deuses haviam enviado o tufão para proteger o Japão.
Ponto de vista:
Como vemos, tudo surgiu de uma extrema necessidade de obter uma arma melhor e garantir o domínio do território, assim como algumas de nossas invenções, que foram criadas para a guerra e depois para o uso civil, citando aqui: o GPS, o forno microondas, e claro o macarrão instantâneo (miojo). Entretanto essa nova poderosa arma, era somente da classe de guerreiros conhecidos como Samurais, eles dominavam a arte de usar a espada, eram os homens que guardavam seus senhores feudais. Assim sendo eram os únicos a usarem tal arma, até a extinção da classe na modernização do Japão.
Como ícone da cultura japonesa, a Katana se espalhou a todos os continentes, como objeto de coleção, simbolo da força e perfeição de um povo.
Obrigado e até a próxima!
#FeraDavanzo
#FeraDavanzo
http://www.aikido.org.br/curiosidades.htm
http://www.culturajaponesa.com.br/?page_id=468