Koto - A Harpa Japonesa

Ohayo Gozaimasu! Hoje, uma postagem sobre o koto, um instrumento musical típico japonês. E vamos trazer aqui mais detalhes sobre o instrumento. De repente, vai que te desperta um interesse, você aprende a tocar, vira profissional, faz sucesso, ganha dinheiro...  Bom, vamos em frente!

Fonte:http://goo.gl/C3XcPZ


O Instrumento

O koto muitas vezes é comparado com uma cítara, ou para os que não estão acostumados, é comparado também a uma harpa. Contudo, diferente da própria harpa, o koto é tocado deitado.
Relativamente grande, ele tem seis pés de comprimento por um pé de largura, com corpo constituído de madeira tradicional japonesa Kiri e possui um formato de U de cabeça pra baixo.
Atualmente existem kotos de treze cordas, que são os mais tradicionais, mas também existem os de dezessete cordas, para sons mais graves, comumente usados como baixo nas músicas, e outros que podem ter até oitenta cordas!

Origem

Fonte: http://goo.gl/Hpsuyh

Ele veio, na forma como conhecemos hoje, da China, durante a dinastia T’ang junto com os sucos em pó no século VI, e é um predecessor do Guzheng.
Por muito tempo a nobreza nipônica cultivou o koto, e sua grande popularidade fez com que vários estilos musicais fossem criados a partir dele. Nos dias atuais, existem duas vertentes principais, a Ikuta Ryu e a Yamada Ryu. A primeira tem como base a transposição para o koto do que era usado no Shamisen (aquela espécie de violão de três cordas). A segunda dá um destaque maior ao canto, colocando o koto como instrumento de acompanhamento. Além dessas, existem algumas diferenças na forma de tocar o instrumento, desde a posição até o formato da palheta.

O Uso

Fonte: http://goo.gl/iFrZJj

Tradicionalmente, a maioria das pessoas que tocam o koto são mulheres, por conta de sua melodia suave. Por isso mesmo este instrumento é ensinado a garotas em fase escolar. Entretanto, nada impede que homens também toquem.
A parte de cima do instrumento está sempre virada para a direita. As palhetas são presas nos três primeiros dedos da mão direita, enquanto a mão esquerda é usada para “travar” as cordas do lado esquerdo do instrumento para produzir o som desejado, ou  sacudi-las afim de realizar um vibrato.
A contagem das cordas, olhando do topo do instrumento, se dá da esquerda para a direita, com sua contagem representada normalmente por kanjis.
A afinação do koto é feita através de trastes móveis por todo o corpo do instrumento, e sua posição pode ser alterada durante a execução da música para atingir a afinação desejada.


Por enquanto é só, galera. Sayonara!

Clef O'Donnell



 Fontes:

Wikipédia - Koto
http://goo.gl/D54YaZ
Linda Koko Kaplan - The Koto
http://goo.gl/AqQh4K
Genki Japan - O-Koto

Japanese Tradicional Music