Torii - O Portal Japonês




Konnichiwa!! 

Bom, seja inserido na cultua pop nipônica, em festivais culturais ou mesmo se você já foi ao bairro da liberdade ou qualquer outra colônia japonesa, já prestou atenção naqueles portais vermelhos, em sua maioria bem grandes, não é mesmo? Aqui na cidade tem um gigantesco e bem estilizado.




Bom, esses portais são conhecidos como torii, e remetem à religião xintoísta. Sua função é indicar a entrada em uma área sagrada, por essa razão, é tão comum vê-los na entrada dos templos. Algumas vezes vemos apenas um, mas é possível existir vários, formando um verdadeiro túnel, onde o primeiro é conhecido como ichi no torii.


Como mencionado acima, podemos vê-los dos mais variados tamanhos, e até mesmo com algumas estilizações, o que normalmente tem a ver com a arquitetura do templo ou com a respectiva divindade ali venerada. Contudo, existe um formato padrão a ser seguido: duas colunas verticais e duas horizontais. A primeira, chamada kasagi, fica exatamente no topo, e a segunda, nuki, une de fato as duas colunas verticais.



Sua construção também pode variar. A constituição mais comum é de madeira e pintado de vermelho, mas podemos encontrar toriis feitos até mesmo de bronze, como o do templo Kinpusenji, na província de Nara. Este foi criado a partir do bronze que sobrou da confecção de uma estátua de buda do Todaji.


Não se sabe ao certo a origem dos Toriis, mas sua presença se tornou icônica no país do sol nascente em suas várias colônias espalhadas pelo mundo.

Sayonara!

Clef O'Donnell

Fontes:

Made In Japan: Tori, um dos símbolos do Japão
http://goo.gl/JbNKtb

Wikipédia: Torii
http://goo.gl/hgwG3I