Por Trás dos 47 Ronins - Kira Yoshinaka



Konbanwa. Pra continuar essa série, inicialmente era pra ser sobre Asano Naganori e Kira Yoshinaka e me deparei com uma surpresa interessante, o fato de que talvez Kira não tivesse sido aquele vilão todo retratado no conto.


Bom, vamos falar dos fatos comuns à história e à realidade: Kira Yoshinaka, que talvez nem seja esse seu nome de verdade, já que há escritos mencionando-o como Yoshisisa, era nada mais do que mais um burocrata da era Edo, que possuía a simpatia do Shogun, sendo o responsável por quarenta anos pela parte cerimonial. O nível de confiança obtido foi tanto que a ele foi incumbida a missão de parabenizar o novo imperador após a sua sucessão.

Kira acabou mantendo um laço familiar com o shogunato após a morte de seu cunhado sem deixar um herdeiro, entregando seu filho – na época com um ano de idade – à sucessão. Existem boatos de que o próprio Kira o teria assassinado, mas não existem provas concretas que sustentem o fato. Independente disso, esse mesmo garoto tornar-se-á genro de sunanori, o shogun vigente na época.

Essa relação beneficiou muito a cidade natal de nosso koke (mestre de cerimônias), pois através dele, muitas obras públicas foram construídas naquele lugar.

O atentado contra Kira Yoshinaka, retratado no filme Chushingura (1962)
As relações de com Asano realmente não eram das mais amigáveis, mas nada que fosse algo definido como o lado bom e o lado mau da coisa: basicamente o maior problema aqui foi uma troca de presentes! Pensemos que receber presente de alguém nessa época, ou mesmo hoje em dia, era como uma troca de favores. Suponhamos que você, caro leitor tenha feito algo tão sensacional para o Otablog que eu, como boa pessoa que sou, resolvo presenteá-lo COM O MEU PRIMEIRO VOLUME DE SAILOR MOON (BABACA MODE ON)! Daí você pode interpretá-lo com o valor que quiser: achar a melhor coisa do mundo e sair pulando de alegria, ou pensar que eu te dei a maior m*rda da humanidade (e eu lhe quebraria a cara por pensar isso) e achar que não foi bem recompensado pelo esforço!

Esse foi o pensamento de Kira, segundo alguns contos a respeito. Entretanto, como dito anteriormente, não há o que sustente tal informação. Mesmo assim, seguindo por essa linha, como retaliação ante tal desfeita, Kira começou a depreciar e a reter informações do senhor de Ako.

A partir daí que as coisas esquentaram para os dois lados, o que culminou no suposto atentado à vida do koke pelas mãos de Asano, como retratam alguns relatos. O resultado disso: Asano foi condenado a cometer suppuku para manter sua honra e a família de Kira, punida por não ter conseguido protegê-lo.

Ou seja: no fim das contas, Kira era apenas mais um burocrata do seu tempo. São muito bonitas as histórias a respeito de seu desejo de conquista por Ako e tudo mais que vimos nas telas ou o que lemos nos contos, uma pena que elas não refletem bem a verdade.

Mas como dizem: se a versão é melhor do que a verdade, fique com a versão (ou não)!

Semana que vem tem mais, gente!

Sayonara!


Clef O'Donnell



 Fontes:

Wikipédia - Kira Yoshinaka
Disponível em http://goo.gl/oQNbPY

The Samurai Archives - Kira Yoshinaka
Disponível em http://goo.gl/WOZNyl