Ferreiros e as Katanas

Em eras passadas, os ferreiros eram pessoas misticas, sendo considerados por muitos  como mágicos, divindades e até mesmo seres de outros planetas. E durante muito tempo, quando bravos guerreiros fossem buscar suas armas, eles se curvavam perante a presença de ferreiros, evitando o contato olho-no-olho.  Os ferreiros sempre foram homens importantes em todas as culturas, faziam armas, armaduras, ferramentas, utensilios de cozinha,  entre outros que necessitava de dobras de metal, e uso da fornalha.



E o que esse papo de ferreiro tem haver com o papo de hoje?

Simples,  quem são as pessoas que fazem nossas armas favoritas? Ferreiros, nada mais justo fazer um pequeno  post sobre essas magnificas pessoas, que colocam seus espiritos, na fabricação das Katanas.

Mas primeiro vamos entender como surgiu a Katana...

Antes da Katana,  nos séc. VII e VI a.C., épocas em que se acredita que tenha vivido o lendário Jimmu Tennō, as espadas japonesas eram o que os ferreiros tinham aprendido com os chineses, elas eram retas e tinha corte dos dois lados e ponta dupla, elas são chamadas de Tsurugi, uma dessas espadas é a famosa Kusanagi no Tsurugi, que aparece também no anime/Manga Naruto.  Muitas dessas espadas foram encontradas em escavações arqueológicas de túmulos do período Kofun (300 d.C. a 710 d.C.).



No século VII d.C., viveu o primeiro dos grandes mestres artesãos de espadas japonesas: Amakuni. Ferreiro do imperador Mommu Tennō, Amakuni criou durante sua carreira uma nova forma de espadas, pronunciadamente encurvada e de ponta dupla, com corte de um só lado da lâmina virado para cima. Longa (75cm em média), usada pendurada por correntes com uma cinta, esse tipo de espada foi chamada de tachi. Adotada pela alta aristocracia, as tachi foram as precurssoras das katanás dos samurais. Refinadas e decoradas, as tachi tinham mais função cerimonial do que uso em batalha.



E as Katanas cadê?

As espadas japonesas evoluiram após um confronto histórico entre mongóis, que invadiram o Japão. Em 1274, o imperador mongol da China, Kublai Khan, neto do conquistador Genghis Khan, enviou tropas por mar para invadir o Japão. Embora os japoneses tenham conseguido rechaçar a invasão, perceberam que os mongóis possuiam armaduras mais resistentes e que precisavam de espadas mais eficientes. Certos de que os mongóis fariam uma outra tentativa de invasão, os japoneses desenvolveram akataná, espada levemente encurvada com ponta em forma de cunha, empunhadura longa para duas mãos e lâmina comprida com corte unilateral, medindo em média de 60 a 70 cm.

Podendo ser segurada com as duas mãos, um golpe com a kataná aproveita toda a força de uma pessoa de modo mais eficaz. Sua forma é ideal para rápidos golpes de corte. Sua lâmina larga e resistente é praticamente inquebrável, e a ponta em forma de cunha permitia atravessar a armadura mongol. Quando os mongóis voltaram a atacar, em 1281, a kataná foi posta à prova. Encontrando os japoneses melhor preparados, os mongóis não conseguiram conquistar territórios ao desembarcar, e tiveram que voltar aos seus navios.

É meus amigos a katana só veio bem depois, mas veio pra se tornar o grande icone e simbolo perfeição dos tempos modernos. Dizem que na hora de se forjar uma Katana o ferreiro coloca um pedaço de seu espírito para forjar a lamina perfeita.

Beleza, mas e os ferreiros??

Existiu um na Era Kamakura (1192 – 1333) seu nome era Masamune Okazaki, conhecido como Goro Nyudo Masamune (Padre Goro Masamune), foi considerado o maior ferreiro do Japão de todos os tempos, conseguiu um statud de quase lendario. Entretanto, é consenso que ele fez a maioria das espadas entre 1288 e 1328 D.C.. Criou as espadas conhecidas hoje como Katanas, em Japonês, e as adagas chamadas Tanto, na tradição Soshu. Acredita-se que trabalhou e viveu na Província de Sagami. um tipo especial de Katana, longa e que pode chegar a 150 centímetros é uma de suas invençôes, sendo que seu estilo recebe até hoje o nome de Masamune-to. No game Final Fantasy VII a espada do Sephiroth chama-se Masamune.



Existe um prêmio para ferreiros de espadas chamado Prêmio Masamune no Japão. Embora não contemple ferreiros de espadas todos os anos, contempla ferreiros que fizeram trabalhos excepcionais.

Bom meus caros amiginhos, continuarei  com o post sobre ferreiros com mais ferreiros, e explicando como é feito uma Katana, não percam o proximo episódio!

#FeraDavanzo



                http://pt.wikipedia.org/wiki/Masamune