Konbanwa. Pesquisando um pouco sobre a cerejeira, uma árvore tão comum e tão ligada culturalmente ao Japão, corri atrás de algumas informações a respeito de seu cultivo naquela terra e achei coisas muito interessantes que eu resolvi compartilhar com vocês!
Bom, segundo os mitos da terra do sol nascente, existe a deusa Konohana Sakuya Hime, cujo significado é “Princesa que faz as árvores florescerem”. De acordo com a lenda, Konohana Sakuya se casou com Ninigi, o deus do mar, e em uma noite engravidou. Isso deixou o deus desconfiado da fidelidade da esposa, e ela, enfurecida, fugiu para uma cabana que foi incendiada.
Konohana Sakuya prometeu que, caso seu filho saísse ileso, era porque aquela criança era realmente um filho do casal. E assim, no meio do incêndio, a princesa deu à luz a três filhos.
Também é contado que em um determinado momento, Konohana Sakuya caiu dos céus perto do monte Fuji, e lá se transformou em uma bela flor de cerejeira.
Também no bushido essa flor tem grande representação: as cerejeiras são árvores que florescem durante um
curto período do ano, e com isso, os samurais associaram a flora à efemeridade da existência humana e a fugacidade da, ou seja, o ser humano passa por essa terra por um curto período de tempo e, por isso, precisa ser bem vivida e bem aproveitada.
Bom, hoje vai ser bem curtinho, mas vou deixar meu texto pra semana que vem adiantado pra poder passar um pouco mais de tempo com a galera que curte isso aqui! E eu me despeço com a imagem da personagem que me incentivou a escrever essa história sobre cerejeiras e tudo mais.
Sayonara!
Clef O'Donnell
Clef O'Donnell
Fontes:
Significados.com.br - Significado de flor de cerejeira
Disponível em http://www.significados.com.br/flor-de-cerejeira/
Cantinho dos Deuses – Deusa Konohana Sakuya Hime