Fala Galera!!!!
Andando por aí, vendo as histórias dos samurais, até mesmo o que o Clef escreveu, eu não li muita coisa à respeito das esposas dos Samurais... O que eu acho sacanagem, aliás uma puta falta de vergonha na cara isso, mas tudo bem, nada que algumas horas queimando os olhos não resolvam.
E quem eram essas donas aí??
Ué, as esposas dos samurais... Ok, parei! Vamos ao assunto.
Para quem pensava que as mulheres dos Samurais ficavam em casa, fazendo nada, engana-se, ela tomava conta: das finanças (as mulheres tomando conta do nosso dinheiro desde sempre!); da educação dos filhos(as), sob supervisão do marido, comandava os criados. Entretanto, ela não não tinha autoridade absoluta, mas ocupava uma posição importante na família! Ela mandava na cozinha e na costura de todos os membros da família.
Ah, mas era fácil ser esposa de samurai!!
Não, e não mesmo!
Além de fazer tudo isso, elas tinham que ensinar para os filhos os ideais dos Samurais como: Não ter medo da morte; piedade filial; obediência e lealdade absoluta ao senhor; e também os princípios fundamentais do budismo e do confusionismo.
Quer mais?
Com muita frequência, o samurai estava ausente prestando serviço militar ao seu senhor, e em tempos de guerra, ela ainda tinha que defender seu lar, pois os reveses da batalha poderia virar alvo de ataques inimigos.
Vamos imaginar o cenário...
E se a coisa ficasse preta, saia no braço. Oro? Isso mesmo, elas saiam e combatiam ao lado dos maridos, usando de preferencia a Naguinata, semelhante a uma alabarda européia, que aprendiam a manejar desde cedo.
Em crônicas de guerra, como "Azuma Kagami", contam-nos que esposas de samurais lutavam na defesa de seus lares, empunhando alabarda, atirando com arco ou até acompanhando seus maridos nos campos de batalha. Essas mulheres demonstravam muita coragem ao enfrentarem o perigo sem medo.
Sem perder a feminilidade essas esposas, cuidavam de sua aparência vestiam-se com esmero; gostavam de manter a pele clara, usando batom e pintando os dentes de preto (tingir os dentes de preto era hábito de toda mulher casada), tiravam a sobrancelha e cuidavam com muito carinho dos longos cabelos escuros.
#FeraDavanzo